sábado ,19 outubro 2019
Home / Esporte / Acusado de abuso, ex-técnico da ginástica é banido do esporte

Acusado de abuso, ex-técnico da ginástica é banido do esporte

Decisão sobre Fernando de Carvalho Lopes aconteceu na noite deste domingo

Acusado de uma série de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística, foi banido do esporte. A decisão foi tomada na noite deste domingo, em julgamento do Pleno do STJD da modalidade, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Aracaju. A punição tem efeito imediato.

Os abusos do ex-treinador teriam acontecido no período entre 1999 e 2016.

Além do afastamento em definitivo, Fernando de Carvalho terá de pagar uma multa de R$ 1,6 milhão.

Embora não caiba recurso à punição, os advogados de algumas vítimas do ex-treinador cogitam recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça.<EP,1>Este foi o segundo julgamento de Fernando. No primeiro, em em novembro , na Primeira Comissão do STJD, em Brasília, ele foi condenado a 1.440 dias de suspensão (quase quatro anos) e multa de R$ 300 mil.

— Esse caso transcende o esporte brasileiro, é uma decisão histórica, exemplar, que exigiu apelo às leis internacionais. Esse caso não tem valores éticos, valores morais que regem o esporte. É triste acompanhar uma história dessas, mas ficamos satisfeitos com o resultado no tribunal – afirmou Alexandre Miranda, advogado das vítimas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *