segunda-feira ,18 novembro 2019
Home / Cidades - DF / Gêmeas prematuras nascem em ambulância do Samu pela primeira vez no DF

Gêmeas prematuras nascem em ambulância do Samu pela primeira vez no DF

Prematuro, parto foi feito pela única equipe da unidade de suporte avançado do Brasil na área de saúde pública

Uma equipe de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, pela primeira vez na história do Distrito Federal, um parto de gêmeas prematuras. As bebês nasceram com 28 semanas e cinco dias na madrugada desta terça-feira (30), às 2h40, no Recanto das Emas, dentro de uma ambulância do Samu. Elas foram assistidas por uma médica e uma enfermeira neonatologistas.

A mãe, L.C.S.L., 25 anos, e as duas meninas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As gêmeas nasceram com 1.150 quilo e 1.110 quilo, o que são considerados pesos baixos. Embora sejam pacientes de risco, elas apresentam condições clínicas estáveis e estão internadas na UTI neonatal do HRT.

O atendimento inicial foi prestado por uma unidade de suporte básico (USB) do Samu. Mas, como se tratava de um parto gemelar, foi necessário acionar a equipe da unidade de suporte avançado (USA), única do Brasil na área pública de saúde formada por pediatra e enfermeira especializadas no atendimento a recém-nascidos.

A equipe USA prosseguiu o atendimento ao parto de gemelares. Ainda ligadas ao cordão umbilical, as bebês prematuras passaram pelo clampeamento do cordão, aspiração oro-traqueal, aquecimento, receberam suporte ventilatório e oxigenoterapia. Em seguida, elas foram encaminhadas ao Centro Obstétrico do HRT em condições estáveis.

* Com informações da Secretaria de Saúde.

Você pode Gostar de:

Hospital da Criança de Brasília está habilitado para transplante de medula óssea

Unidade, após ter acompanhado crianças que foram submetidas a esse procedimento em outros estados brasileiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *