domingo ,22 julho 2018
Home / Esporte / Medalhista olímpica canadense pede que agência verifique doping russo

Medalhista olímpica canadense pede que agência verifique doping russo

20160513193931

A medalhista olímpica canadense Beckie Scott, ex-atleta do esqui cross-country, proferiu um discurso nesta quinta-feira, pedindo atenção dos líderes da Agência Mundial Antidoping (WADA). O motivo, segundo Scott, é para que a entidade faça seu trabalho corretamente.

Para a canadense, que representa o comitê dos atletas na agência, a participação dos russos nas Olimpíadas do Rio só deverá ser liberada caso a WADA garanta que não há doping em seus exames.

“Chamamos a atenção para isso em novembro, e ficamos muito decepcionados com a falta de ações e acompanhamento”, afirmou Scott. “O fato de que o doping na Rússia foi tão espalhado e não foi punido é incompreensível para a comunidade dos atletas”, declarou.

A própria canadense sentiu na pele os efeitos de um atleta com doping. A medalha de ouro conquistada pela esquiadora só veio anos depois de sua corrida, realizada nos Jogos de Inverno em Salt Lake City, 2002. Na disputa, duas esportistas russas, que foram pegas no doping, a venceram.

“Se nós não liderarmos as investigações e não acompanharmos em programas de televisão, se não punirmos, perderemos a credibilidade com os atletas. Perderemos a crença de que vencer limpo é possível”, finalizou ela.

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *