Quebra-molas para reduzir acidentes na MI do Lago Norte

GDF Presente viabiliza junto ao DER construção de redutor de velocidade em trecho que acessa condomínios nas ML; instalação de radar é o próximo passo

Quebra-molas para reduzir acidentes na MI do Lago Norte

Os moradores pediram, a Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e a Administração Regional do Lago Norte ouviram e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construiu um quebra-molas na Estrada Parque Paranoá (EPPR), a DF-005. No trecho próximo às ML e MI 9, no Setor de Mansões do Lago Norte, fica a saída de uma via residencial onde vinham acontecendo diversos acidentes causados, principalmente, pela alta velocidade dos veículos e a proximidade a uma curva na pista principal – que é de mão dupla.

A intervenção executada pelo DER teve o suporte do GDF Presente, programa permanente do governo de manutenção, limpeza e recuperação diária das 33 regiões administrativas do DF. O quebra-molas atuará como redutor de velocidade dos veículos que passam pela DF-005 até a instalação de uma barreira eletrônica, prevista para ser instalada em março de 2021.

Presidente da Associação dos Moradores do Trecho 9, o servidor público Marcus Vinícius Oliveira, de 44 anos, conta que acidentes fatais já aconteceram no trecho onde o quebra-molas foi construído, o que só aumentava a apreensão de quem saia de carro de casa e entrava na EPPR. “Essa era uma reivindicação que a grande maioria dos moradores do nosso trecho almeja há muito tempo e que vai melhorar a segurança na saída da quadra”, diz ele.

A aposentada Jussara Dutra, de 60 anos, mora no Setor de Mansões há mais de 20 anos e reforça a diferença que a intervenção fará daqui pra frente. “Com esse quebra-mola vai ficar mais fácil a nossa entrada e nossa saída na quadra, já que esse trecho da pista é de linha reta”, observa

Administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira conta que a demanda antiga vem sendo solucionada. “É um trecho muito perigoso e agora melhora o acesso dos veículos à área residencial de forma mais segura”, diz ele.

A limpeza das bocas de lobo facilita o escoamento da água e retira a sujeira responsável pelos entupimentos em dias de chuva | Foto: Divulgação/GDF Presente

Varjão
Enquanto isso, ali perto, no Varjão, o GDF Presente promoveu a limpeza de 32 bocas de lobo, com a substituição de quatro tampas das caixas do bueiro. “A ação facilita o escoamento da água e tira a sujeira de materiais jogados na rua pela população e responsáveis por entupimentos em dias de chuva”, conclui o coordenador do Polo Central Adjacente I, que atende a região, Lúcio dos Santos Barbosa.

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
1